top of page

Por que o valor de um projeto varia tanto de arquiteto para arquiteto?

Se você já precisou de um serviço de um arquiteto e fez alguns orçamentos, certamente você ficou espantado com as diferenças de valores entre os profissionais. Por que essa diferença de preços?

Bom, além da experiência e da infraestrutura do escritório de cada profissional, a diferença principal está no conteúdo que você vai receber, ou seja, na qualidade e quantidade de material que o arquiteto ou arquiteta irá te entregar.

Alguns arquitetos entregam o projeto em nível de anteprojeto, que é uma fase ainda inicial, com poucas informações. Nesta etapa, o desenvolvimento do projeto ainda não foi aprofundado. Outros arquitetos vão muito além, elaborando projetos executivos de altíssima qualidade, com todas as informações e detalhamentos necessários para que não haja nenhuma dúvida durante a execução da obra.

Alguns exemplos de detalhamentos são:

- Detalhes de esquadrias (portas e janelas)

- Detalhes construtivos (elementos de fachadas, por exemplo)

- Detalhes de ferro (escadas marinheiro, grelhas, portões, etc.)

- Detalhes de madeira (portas de madeira, brises, tabeiras, etc.)

- Detalhes de forro (sancas, golas, molduras)

- Detalhes de áreas molhadas (cozinha, banheiros, lavanderia)

- entre outros...

Veja alguns exemplos nas imagens a seguir.

Outro ponto imprescindível é a realização de compatibilizações dos projetos complementares com o projeto arquitetônico, para que identificar e corrigir eventuais interferências prejudiciais entre eles, ocasionando atrasos e prejuízos na obra.

Todo esse trabalho de compatibilização e de detalhamento, demanda maior análise e maior tempo de trabalho do profissional em um mesmo projeto, e consequentemente, os honorários serão maiores. Porém, quando se trata de um considerável montante de dinheiro que você irá investir na construção do seu imóvel, quanto maior o planejamento, menor as chances de imprevistos e retrabalhos na execução da obra.

Um projeto executivo bem desenvolvido e bem compatibilizado, tornará a sua obra o mais racionalizada possível, e consequentemente mais rápida e econômica.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page